domingo, 3 de abril de 2011

Dieta

Ando tentando fazer dieta há muitos anos, desde que engordei mais que deveria. Meu efeito sanfona vem mais da minha dieta estressante do que do excesso de comida. Eu fico meses a míngua, perco 10kg ou 15kg, depois volto a minha vida normal e adivinha? Ganho tudo de novo. Mas, o que faz uma mulher saudável, com disposição para subir morros, com a pressão, açúcar e colesterol baixos desejar tanto perder peso? Insatisfação.
A mídia, a moda, o mundo te falam para você ser magra, loira, com cabelos lisos e com a pele esticada, e você aceita com a maior tranquilidade que, se você não for tudo isso, você é feia!
A mídia ensina a mulher a ser fútil, apenas uma casca sem conteúdo algum. Nós seguimos os padrões, se você tem cabelos crespos, você gasta dinheiro aos montes para ter cabelo de branca. Se você é gorda ou tem um pouquinho de peso a mais que a Gisele ou a Ana, você pára de comer para ficar magra, anoréxica e doente. E, da mesma forma que acontece com as mulheres, acontece com os homens: se você não é forte, viril, tem grana e carro você não é um bom partido. Afinal, o que mais uma mulher pode ser além de um prêmio para se mostrar aos amigos? E o que mais um homem pode ser além do provedor da casa, do "macho alfa"?
O mundo dita regras e nós aceitamos sem nem questionar, apenas abaixamos a cabeça e agimos como deve ser para continuarmos dentro do grupo e do esquema.
Eu mesma assumo, tem momentos que me encontro fazendo parte do sistema, me questionando se não sou feia por ser gorda, ter o cabelo cacheado ou não andar sempre de salto e maquiada. É difícil sair completamente do esquema, é difícil se limpar por completo do que aprendemos desde que nascemos. Mas não é impossível, da mesma forma que posso decidir me alimentar do jeito correto para manter minha saúde e me aceitar com o peso que essa dieta me trouxer, independente de qual seja, você também pode se questionar:
"Será que eu aliso meu cabelo porque gosto ou porque me falaram para gostar?"
"Será que eu pago sempre a conta para a menina porque eu gosto de fazer isso ou porque me falaram que é certo fazer sempre isso?"
Ser parte do sistema é muito mais que passar adiante conscientemente os padrões pré-determinados, somos parte do sistema quando repetimos inconscientemente um padrão sem raciocinar direito.

Que tal tentarmos sair do sistema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...