Hoje é dia da luta contra a homofobia e com todo essa discussão em relação ao programa Escola Sem Homofobia, decidi escrever um pouco sobre isso.

Eu acredito que não nascemos homossexuais, mas também não acredito que a homossexualidade é aprendida. Se fosse assim, como poderíamos explicar pessoas homossexuais que aparecem em famílias tradicionais e homofóbicas? A mídia não pode mudar a sexualidade de ninguém, muito menos a convivência com pessoas de sexualidade diferente da sua.
Um exemplo disso são homossexuais que assistem filmes, novelas e séries que valorizam os relacionamentos amorosos heterossexuais e nem por isso deixam de ser homossexuais. Então, nem adianta inventar que seus filhos se transformarão em homossexuais, transgêneros ou bissexuais só porque assistiram aos vídeos do programa Escola Sem Homofobia.
![]() |
Imagem de Campanha do Grupo Católicas Pelo Direito de Decidir |
Outra coisa que precisamos discutir aqui é a faixa etária desse programa. Seus filhos de 7 a 10 anos não assistirão a esses vídeos, eles são destinados a alunos do ensino médio. E o assunto homossexualidade deve sim ser conversada com alunos de todas as idades, mas, claro, de formas diferenciadas. Se a criança ainda é nova para ter interesse sexual, não precisamos falar sobre sexo de forma explícita, mas devemos explicar de onde vêm os bebês. Funciona da mesma forma o assunto relacionado a orientação sexual e questões de gênero.
Lutar contra o preconceito dentro de escolas é uma forma de terminar com a intolerância, seja ela qual for. Cabe ao professor ensinar a criança que aprende dentro de casa a intolerância que essa intolerância é errada, que todos merecem respeito. Porque homossexualidade não se ensina, mas a homofobia sim, e em vários lugares tem alguém pronto a ensinar a uma criança que devemos tratar com violência quem não é igual a gente.
Precisamos cuidar que nossas crianças não aprendam coisas ruins sim. Uma péssima educação nos leva a violência, intolerância e ao preconceito. A criança não nasce com preconceitos, com intolerância a diferença, nós as ensinamos a ser dessa forma.
Se quiser conhecer melhor o Programa Escola Sem Homofobia dê uma olhada nesses links:
- Diga não ao Kit Gay
- O medo do "Kit Gay"
- Apostila Brasil Sem Homofobia
- Vídeos do programa Escola Sem Homofobia
Mais textos sobre homofobia do Dia Contra a Homofobia:
- Dia 17 de maio: dia mundial e nacionalcontra a homofobia no Blogueiras Feministas por Srta. Bia
- PLC122 - Você precisa conhecer! por Srta. Bia
- Toda Maneira de Amor Vale a Pena por Suely