quarta-feira, 22 de junho de 2011

Marcha das Vadias JF - Como foi a luta!

Meninas de luta - Foto de Alice Tristão
Eu preciso escrever um pouco sobre o que senti durante e depois da Marcha das Vadias daqui de Juiz de Fora. Contar como foi minha primeira iniciativa como militante no mundo real.

Assumo que nunca tinha militado fora da internet e fiquei muito feliz com a marcha. Mesmo sabendo que a marcha foi pequena comparada com as marchas de outros locais, foi legal ver pessoas engajadas na luta ali, na minha frente.
As meninas fizeram cartazes, uma faixa grande e levaram um megafone pra gente agitar e falar pro povo da rua. Distribuimos panfletos e conversamos com transeuntes explicando qual era a nossa luta. O que mais me empolgou foi ver homens nos ajudando e dando apoio a nossa marcha. O marido da amiga minha Lu Vittori, foi entregar panfletos junto do seu filho, pequeninho, contando aos caras com quem conversava a história da marcha. Me senti orgulhosa dos meus companheiros de luta homens e mulheres, vi o quanto o feminismo é um movimento plural, feito por pessoas diferentes, homens e mulheres lutando pela igualdade entre os sexos.
Olha só os cartazes no chão e a gente cantando! - Foto de Alice Tristão
A minha tristeza foi notar o quanto a cidade de Juiz de fora é machista! Durante a marcha, eu vi alguns homens por perto rindo, como se a nossa causa fosse idiota. Também vi muitas mulheres ignorando a gente, meio de saco cheio por serem importunadas.
Sei que sempre fui extremamente Pollyana, sempre vi tudo com óculos cor de rosa, acho que se temos 15 pessoas lutando por uma causa já é um ótimo começo, claro, é melhor que ficar na inércia.
Aqui na cidade, o corpo da mulher ainda não é visto pela maioria dos homens (e mulheres também) como propriedade da própria mulher. Muitos homens ainda acreditam que a mulher é um objeto que se pode comprar ou roubar quando se deseja. Tem o "educado" que tenta nos comprar com uma cerveja, uma rosa ou com qualquer outro tipo de presente. E tem também o "bruto", o "abusador", que nos viola contra a nossa vontade. Pra mim, os dois olham para a mulher da mesma forma, como um objeto. Enquanto essa mentalidade for alimentada por nós mulheres, ainda existirão homens abusando e violando mulheres. 
Orgulhosa após a marcha - Foto de Alice Tristão
Por isso fiquei tão feliz em ver homens em nossa pequena marcha, se alguns homens mudaram seu pensamento, é uma vitória e uma forma de atingir outros homens. Quando nós, mulheres, falamos com esse tipo de homens, eles não dão tanta importância a nossa opinião, somos apenas objetos. Mas, quando um igual fala com eles, eles param para prestar atenção e absorvem pelo menos um pouco do que foi dito.

Posso dizer que, mesmo menor do que imaginava, essa marcha foi um ótimo começo para a minha militância e um passo importante pra mudar a mentalidade dos juizforanos.

2 comentários:

  1. E aí, Sara? Tava lá na marcha e olha, foi incrível =) Valeu mais do que a pena, e a nossa luta só começou!
    Obs: Queria as fotos da marcha e não vi no face de ninguém, pode me passar?
    Beijo =*

    ResponderExcluir
  2. Pode dar uma olhada no perfil da Alice Tristão, as fotos tão por lá. Mas tb só vi as fotos que ela postou msmo, que foram essas aí. Dá pra salvar daqui do blog tb, fique a vontade!

    ResponderExcluir

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...