sexta-feira, 17 de junho de 2011

O que é e porque ir a #MarchaDasVadias

Gente, esse texto é pequeno, mas é que eu tive um clarão criativo agora e quis escrever o texto que tá (eu sei eu sei) repetitivo. Muita gente já falou de coisas assim em blogs e sites quado se fala da marcha, mas vale repetir.


A marcha das vadias é uma manifestação pacífica contra a violência machista e sexual que sofremos no dia a dia. É de cunho feminista, mas deve ser uma luta de tod@s no mundo!

Acredito que é uma luta feminista, mas deve ser aderida por todos, afinal, todos nós sofremos com esse tipo de violência. Mulheres que são vítimas, parentes, amigos, namorados, namoradas e cônjuges de vítimas de abuso sofrem com essa violação. A luta contra a violência machista e sexual é de todo mundo!
Nós mulheres aprendemos a nos calar por medo de sermos tratadas como culpadas da violência que sofremos. Eu e qualquer mulher ouvimos nas ruas cantadas, se respondemos, rebatem que nós pedimos pelas cantadas ofensivas, por causa de nossas roupas ou atitudes. Mas não somos culpadas, precisamos entender que a culpa é do violador, em qualquer momento ou circunstância. Se eu beber demais, sair com roupas curtas, ir a bares ou andar por ruas desertas, ninguém tem direito de me violar, nada é um convite pra me estuprar.
Eu fiz defesa pessoal, Krav Maga, por muito tempo, enquanto conhecidos meus homens faziam pra se defender de um assalto, eu fazia porqque tinha medo de sofrer violência sexual por agir e fazer o que muitos homens fazem no dia a dia sem medo algum. Onde já se viu precisar de defesa pessoal pra não sofrer com algo que mulher nenhuma deveria sofrer? E conheço muitas amigas que não saem certos horários, com certas roupas e pra certos lugares sem amigos do sexo masculino, por medo da violação sexual.
Isso porque não falei de mulheres e garotas que sofrem violação sexual sem nem sair de casa, de seus pais, tios, padrastos, irmãos, maridos e outros parentes ou amigos. Nenhum homem tem o direito de usar a força física ou qualquer outra coisa pra bater, humilhar ofender ou abusar de uma mulher. É covardia!
É por isso que sairemos amanhã em marcha. Não é apenas pelo direito de vestir uma roupa ou não, é por tudo isso que falei anteriormente. Pouca coisa, que todo mundo deveria ter direito desde seu nascimento e que nós, mulheres, muitas vezes não temos direito: a liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...