terça-feira, 19 de abril de 2011

Ser bissexual não é fácil!

  • "Ah, mas você gosta de mulher, então é lésbica?"
  • "Como assim? Você fica com homens, então você é enrustida?"
  • "Mas você não deve ser fiel, afinal, se namora um homem sente falta de mulher, se namora mulher sente falta de homem."

Essas frases são muito comuns quando alguém fala que é bissexual. Essas frases preconceituosas, muitas vezes destiladas por pessoas heterossexuais e homossexuais. Existe uma visão solidifcada de bissexuais, de homens e mulheres promíscuos, que não conseguem se manter em um relacionamento fixo. As vezes também encontramos com homens heterossexuais que acreditam que mulheres bissexuais são fáceis e irão satisfazer suas fantasias relacionadas a sexo a três. Muitos gays e lésbicas acreditam que a aceitação de um@ bissexual é mais fácil que de um@ homossexual, afinal, podem ter suas experiências com pessoas do mesmo sexo e viver bem no meio "normal" mantendo um relacionamento com alguém do sexo oposto.
Muitas gente precisa entender a diferença entre quem mantém sua homossexualidade escondida e quem se sentem atraídos por ambos os sexos. Também precisamos entender que ser poliamorista não é ser bissexual, existem heterossexuais poliamoristas, homossexuais poliamoristas e bissexuais poliamoristas. Um bissexual pode sim se relacionar por anos a fio ou décadas com uma única pessoa.
No momento em que criam essas mentalidades sobre bissexuais, criamos um preconceito que nos faz praticamente invisíveis aos olhos da sociedade, somos objeto de fetiche, homossexuais enrustidos, mas não se consegue aceitar a idéia de que temos uma sexualidade diferenciada dos homossexuais e heterossexuais. Quando não entendemos alguma coisa é mais fácil simplesmente ignorar.

Em cima do muro?
Se uma lésbica se sente atraída por mulheres e uma hetero se sente atraída por homens, uma bissexual é o meio termo entre as duas, certo? Errado! Bissexualidade é uma orientação sexual diferenciada, não estamos em cima do muro, nem indecis@s. É difícil explicar nossa orientação para pessoas que vivem com uma idéia binária de atração, um ou outro, não existe um E outro!
Bissexuais não levam o namorad@ do sexo oposto pra jantar com a família e vai para o fervo pegar pessoas do mesmo sexo. Bissexuais desejam amar pessoas do mesmo sexo sem ser chamad@ de "ex-gay" quando terminar o namoro anterior e começar um novo namoro com uma pessoa do sexo oposto.
Existem pessoas que se atraem por mulheres, tem pessoas que se atraem por homens e também tem pessoas que amam independente do gênero do seu parceiro! E não é porque eu não diferencio o gênero que eu "pego qualquer um", eu também escolho parceir@s que me atraiam. Também tenho preferências, existem pessoas que me chamam atenção e outras que não me interessam, também sou exigente e escolho a dedo meus parceir@s.
Nós, bissexuais, somos normais, respiramos, amamos, comemos, descomemos e desejamos ser respeitados como qualquer heterossexual ou homossexual. Então, por favor, quando for falar da gente não nos chame de enrustid@s, indecis@s ou promíscu@s. Aprenda a lidar com a diferença! Precisamos parar de julgar o que não conhecemos, intolerância machuca, magoa e faz mal a saúde.

5 comentários:

  1. De fato! Discutir gênero, natureza e cultura, nos deixa cada vez mais em paz com tudo isso, contudo, nossa dualidade humana nos confunde. Falo isso por ser bissexual, e saber muito bem como são essas pré noções que se criam a respeito (as quais vc fala em seu texto)... Em contrapartida a toda a possibilidade de desejar ambos os sexos, ainda me pergunto, como manter um relacionamento sendo bissexual? De um lado, nossos desejos e vontades, e de outro, nossa socialização monogâmica... como ficamos nisso tudo?

    ResponderExcluir
  2. Acho que muito mais que se perguntar isso é entender que desejar ambos os sexos não nos faz incapaz de ser fiéis. Fidelidade é um contrato de companheirismo, não um sentimento. Não sei se me entende, mas não acredito que exista algum hetero ou homo que nunca se sentiu interessado por alguém mesmo amando muito su@ companheir@.

    ResponderExcluir
  3. PRA TUDO E MUITO SIMPLES , O QUE NÃO E SIMPLES E O PRECONCEITO LA FORA , MAS QUE ALGO E OBVIO HOMENS GAY SOFREM MUITO MAIS PRECONCEITO DO QUE MULHERES ,BI OU GAY NÃO E VERDADE ? TODO POR NADA , POIS ATÉ ELES MESMO SI APROVEITAM DE TAIS FATOS !

    ResponderExcluir
  4. Lady Bi, não entendi oq vc quis dizer... Vc quer dizer q os caras homossexuais sofrem mais que mulheres bissexuais e lésbicas?
    Acho que não é verdade, muito pelo contrário, acho que mulheres LGBT sofrem mais que homens LGBT simplesmente pq o machismo ataca mais diretamente as mulheres os homens, então além d homofobia, mulheres LGBT sofem com o machismo diretamente

    ResponderExcluir
  5. não tem oq discutir,bissexual ama os dois tipos de sexos,mas não confunda com o pansexualismo,que ama homens,mulheres e objetos (coisas de valor).

    ResponderExcluir

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...