domingo, 17 de abril de 2011

Mulheres e a mutilação corporal - pés e sofrimento

A mulher sofre mutilações de todas as formas, por motivos religiosos ou estéticos.
Sei que quando falamos nesse assunto logo nos passa pela cabeça a mutilação genital, mas queria falar sobre outra forma de mutilação nas mulheres:

Quando vi pela primeira vez algo relacionado a esse costume chinês, eu tinha 10 ou 11 anos, não lembro em qual revista, mas lembro dos depoimentos das mulheres, que contavam sobre o enfaixamento de seus pés, e o depoimento masculino, que sempre falava de como era sensual o formato e o cheiro dos pés daquelas mulheres. Lembro que fiquei tão impressionada que nunca mais esqueci disso. E, assim que tive a oportunidade de escrever sobre isso, em um trabalho de conclusão de curso de extensão de consciência corporal, fiz um paralelo entre os sapatos de salto alto de hoje em dia e os pés dessas chinesas.
As meninas por volta dos 5 anos de idade tinham seus pés enfaixados por ataduras de 3 metros de comprimento. Com seus ossos, ainda muito maleáveis, se adaptavam ao formato desejado, atrofiando os pés e os mantendo com o tamanho de no máximo 10 cm. Algumas das mulheres entrevistadas contavam que a dor era muito grande: 
"Doía tanto que à noite que eu desamarrava escondido. Quando meus pais descobriram, eles me bateram e costuraram a faixa"
Zan, de 97 anos, conta isso para a reportagem da BBC. Nessa mesma reportagem, conta-se que a lei contra o enfaixamento de pés foi criada em 1912, mas isso não impediu que alguns chineses que moravam no campo enfaixasse os pés de suas filhas.
A maioria das mulheres aceitavam a dor e o sofrimento por medo de não conseguir um marido, na China, mulheres de pés grandes não conseguiam maridos. Os homens se sentiam atraídos por pés pequenos e com um arco bem grande, fazendo desses pés a parte do corpo mais desejada em uma mulher. As relações sexuais giravam em torno dos pés das mulheres.
Como foi falado, muitos chineses, mesmo depois da proibição, ainda enfaixavam os pés de suas filhas. Em 1949, mulheres que tiveram seus pés enfaixados foram chamadas a tirarem as bandagens. Com o novo governo, os pés pequenos, que eram vistos como ícone de beleza, passaram a ser ridicularizados.
Algumas pesquisas posteriores descobriram que os pés de flor de lótus podiam causar problemas de saúde, como fraturas na bacia, coluna vertebral e outros, graças ao tamanho e fragilidade deles.
Não se sabe o motivo para esse costume (pelo menos eu não achei nada que explicasse sua origem), mas existem algumas lendas sobre como ele foi iniciado.

O interessante é ver como muitos dos clichês em relação a posturas chamadas de "femininas" nas culturas são repetitivas: "mulheres que não tem X não conseguem maridos." Seja uma postura, um tipo físico, o que for, não importa. Vemos em vários locais essa idéia fixa de que mulher deve se adaptar aos desejos masculinos para que tenha um companheiro e seja feliz. Como se a felicidade da mulher só existisse quando ela tem um homem ao seu lado.
Essa idéia desvaloriza a mulher como um indivíduo, transformando-a em um objeto de posse masculina. Não mudou muito ao longo do tempo essa visão, continuamos vendo muitas mulheres passando por sofrimentos para se encaixar no padrão de beleza ocidental de hoje em dia.
Quando, no meu trabalho, fiz o paralelo entre os sapatos de salto de hoje e os pés das chinesas de um século atrás, foi exatamente para mostrar como nosso corpo tem a obrigação de atender aos desejos masculinos até hoje. Não sou nenhuma radical que acredita que se deve proibir o uso de saltos (eu até uso as vezes, quando sinto vontade), só acredito que precisamos pensar até que ponto a nossa saúde deve ser afetada pela "obrigação de estar bonita".

Um comentário:

  1. nossa Sara Joker Siqueira você é incrivel!
    eu já tinha lido sobre os pés nesse formato e como é triste sabe que apesar de tanto tempo...os padrões ainda existem.

    ResponderExcluir

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...