segunda-feira, 2 de maio de 2011

Menstruação e achismos de alguém que quer quebrar (seus próprios) tabus!

Pra participar da blogagem coletiva da 2@ Vermelha, decidi repensar tabus sobre meu corpo, menstruação e tudo que ela significa pra mim e para outras mulheres.
Sempre fui uma mulher que sofreu com menstruação, cólicas horríveis, enjôos, dores de cabeça, stress e um fluxo muito forte - estou sentindo tudo enquanto falo, afinal hoje é o meu primeiro dia de menstruação - e sempre tive uma raiva danada de ficar de cama no primeiro dia de menstruação. Mas nunca entendi o que faz tanta mulher sentir nojo da menstruação. Eu mesma já tive nojo de menstruar, já vi o sangue da minha menstruação como algo muito sujo. Hoje, tento quebrar esse tabu de sujeira, afinal, quando me machuco e sangro não tenho nojo, qual a diferença de um sangue pra outro?
Outra coisa que tenho tentado entender é porque toda mulher passa um período da vida torcendo para a menarca descer e, depois que ela desce, passa amaldiçoar todo mês a menstruação? Muitas delas nem sofrem com cólicas, mas vivem a reclamar de passar por isso todo mês. Se o homem menstruasse, com certeza, seríamos ensinadas que menstruação é algo bom, mas como somos nós, mulheres, quem menstruamos ouvimos desde a infância que menstruação é tortura, sem nem entender o porque. Eu mesma preciso parar de reclamar desses dias e sentir o que está acontecendo com o meu corpo: ele tá passando por uma limpeza, tá renovando um ciclo. Eu passo tanto tempo reclamando das dores que esqueço da melhor parte da menstruação, minha libido aumenta e eu fico mais sensível, tudo me faz rir, chorar e amar os outros! Eu ontem mesmo, me peguei chorando de tanto rir com uma piada boba, isso não é maravilhoso?! Sentidos aguçados, daí vem minha irritação e também é daí que vem minha felicidade excessiva.
Falando em sentimentos e aumento da libido, porque tem mulheres que não transam quando estão menstruadas? Eu adoro transar quando eu to menstruada! Estou mais sensível, despreocupada com gravidez(assumo sou uma pessoa sempre grilada, usando pílula e camisinha eu sempre acho que podem falhar, e fico sempre nervosa com a possibilidade de engravidar antes de terminar a pós, o mestrado e o doutorado!), não tem porque não transar. Mas tem mulheres que não aceitam transar, por nojo do próprio corpo ou por medo do parceiro sentir nojo. Mas uma vez me pergunto, se fossem os homens, existiria todo esse nojo, essa sensação de impureza no nosso corpo? É algo a se pensar.

Eu espero me livrar de muitos tabus até a próxima 2@ Vermelha e poder contar a vocês como é viver sem preconceitos com o meu próprio corpo.

Postagem no Blogueiras Feministas, site da Campanha e links de outras Blogueiras Feministas:

3 comentários:

  1. Que legal seu post questionando pressupostos tão arraigados, né? Eu mesma nunca tive ressalvas, mas sou sortudo, não tenho cólicas, minha família sempre foi aberta a este respeito, meus parceiros sempre levaram na boa...

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fui muito travada com esse assunto, a 2@ vermelha já valeu por me fazer questionar minha visão de menstruação!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito. Um reflexão sobre os próprios tabus. Massa.

    ResponderExcluir

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...