terça-feira, 17 de maio de 2011

Homossexualidade não se aprende, homofobia sim!

Hoje é dia da luta contra a homofobia e com todo essa discussão em relação ao programa Escola Sem Homofobia, decidi escrever um pouco sobre isso.

Quando comecei a ver pessoas pouco esclarecidas repetindo frases ditas por Jair Bolsonaro e seus colegas homofóbicos, "esse kit gay irá incentivar o aliciamento de crianças de 7 a 10 anos nas escolas" ou "nossas crianças aprenderão a ser gays, lésbicas, travestis, bissexuais e transexuais.", fiquei assustada. Essas frases são absurdas, ninguém aprende a ser homossexual com adultos!
Eu acredito que não nascemos homossexuais, mas também não acredito que a homossexualidade é aprendida. Se fosse assim, como poderíamos explicar pessoas homossexuais que aparecem em famílias tradicionais e homofóbicas? A mídia não pode mudar a sexualidade de ninguém, muito menos a convivência com pessoas de sexualidade diferente da sua.
Um exemplo disso são homossexuais que assistem filmes, novelas e séries que valorizam os relacionamentos amorosos heterossexuais e nem por isso deixam de ser homossexuais. Então, nem adianta inventar que seus filhos se transformarão em homossexuais, transgêneros ou bissexuais só porque assistiram aos vídeos do programa Escola Sem Homofobia.

Imagem de Campanha do Grupo Católicas Pelo Direito de Decidir
Outra coisa que precisamos discutir aqui é a faixa etária desse programa. Seus filhos de 7 a 10 anos não assistirão a esses vídeos, eles são destinados a alunos do ensino médio. E o assunto homossexualidade deve sim ser conversada com alunos de todas as idades, mas, claro, de formas diferenciadas. Se a criança ainda é nova para ter interesse sexual, não precisamos falar sobre sexo de forma explícita, mas devemos explicar de onde vêm os bebês. Funciona da mesma forma o assunto relacionado a orientação sexual e questões de gênero.
Lutar contra o preconceito dentro de escolas é uma forma de terminar com a intolerância, seja ela qual for. Cabe ao professor ensinar a criança que aprende dentro de casa a intolerância que essa intolerância é errada, que todos merecem respeito. Porque homossexualidade não se ensina, mas a homofobia sim, e em vários lugares tem alguém pronto a ensinar a uma criança que devemos tratar com violência quem não é igual a gente.
Precisamos cuidar que nossas crianças não aprendam coisas ruins sim. Uma péssima educação nos leva a violência, intolerância e ao preconceito. A criança não nasce com preconceitos, com intolerância a diferença, nós as ensinamos a ser dessa forma.

Se quiser conhecer melhor o Programa Escola Sem Homofobia dê uma olhada nesses links:
Mais textos sobre homofobia do Dia Contra a Homofobia:

3 comentários:

  1. Sara, acho incrível também a incompetência do MEC para responder essas críticas. Porque eles deveriam deixar claro que, primeiro de tudo, o programa Escola Sem Homofobia é destinado aos jovens do ensino médio. E a contextualização parte daí, né? Mas se bem que eles preferem jogar mentiras a contextualizar. Oh shit! Pensar para que? É mais fácil ficar jogando merda nos outros.

    ResponderExcluir
  2. A presidenta Dilma, acaba de vetar as discussões sobre homofobia no espaço escolar. Ela pode vetar o material, o programa, mas não pode vetar as vozes dos educadores, que viram na proposta do Ministério da Educação, uma forma de se discutir a homoafetividade no espaço escolar. O veto da presidenta sinaliza o preconceito e a descriminação de uma nação, que se julga tão democrática, porém tem nas suas entrelinhas a descriminação.

    http://silvanosulzarty.blogspot.com/2011/05/homofobia-se-aprende-sexualidade-nao.html

    ResponderExcluir
  3. ridiculo.
    Não vou dizer muito pois nesse blog aqui o assunto ja é pautado na visao de uma pessoa comum que vai trabalhar todos os dias e tem que se confrontar com situações constrangedoras;

    eis o assunto
    http://eaenkiletras.blogspot.com/2012/02/novos-banheiros.html

    ResponderExcluir

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...