terça-feira, 10 de maio de 2011

Corpo perfeito?

Esse domingo ao entrar em uma loja em um shopping de Juiz de Fora, passei por um momento desconfortável:
Enquanto minha mãe era atendida por uma funcionária da loja, eu olhava uma blusa de frio, ao perguntar a outra funcionária quais os tamanhos daquela blusa ela teria, recebi um sorrisinho cínico e logo depois ela guardou a blusa M colocando a de tamanho G na minha frente e se retirando. Aquilo me deixou incomodada, minha vontade era de sair da loja naquele exato momento, minha irmã não deixou, fez queixa a funcionária que atendia a ela e minha mãe, mas no final, acabamos nos recusando a comprar na loja. Sabe o mais curioso? Eu tinha aproximadamente o mesmo peso que essa moça que fez esse deboche comigo.
Mesmo que ela fosse magra, o que faz ela acreditar que pode agir assim com uma pessoa? Porque não ter o peso que a mídia acredita ser o certo me faz indigna de usar qualquer tipo de roupa? Sempre me pergunto isso, essa vendedora só fez o que lojas grandes já fazem em sua grande maioria, escolher quais roupas uma pessoa que veste mais que o tamanho 42 deve usar.
Tit Profile de Robert Mapplethorpe
Virou comum você procurar roupas em lojas daquelas grandes e só encontrar roupas na área feminina comum até o tamanho 42, quando você procura tamanhos maiores, algum vendedor te avisa que não tem mas que tem uma área "plus" onde você encontra roupas com o seu tamanho. Essa área "plus" geralmente não tem as roupas da moda, tem roupas mais largas, as vezes até feias. Porque uma mulher considerada gorda não pode usar roupas que mulheres consideradas magras podem? É como se mulheres ditas gordas só pudessem usar roupas que escondem seu corpo, como se fosse uma vergonha ser gorda.
A gente precisa primeiro entender que ser gorda não é uma coisa ruim, um xingamento, é apenas uma característica de alguém. se você é gorda ou magra, você não é superior ou inferior a ninguém, nós, mulheres, precisamos entender isso e conviver bem com o nosso corpo. Será que o mais importante não seria a saúde, os cuidados com o corpo, uma alimentação saudável e se você for gorda ou magra, cuidando da saúde, não faz diferença?!
Aliás, o que é ser gorda, magra, ter o corpo perfeito? Ser como manda a mídia é ter um corpo perfeito? Nessas horas fico querendo saber sobre o gosto pessoal, subjetividade de uma pessoa, será que todo homem tem preferência pelo padrão de beleza que dita a mídia? Será que uma mulher ou um cara vai escolher seu ou sua parceir@ por causa do peso ou porque tem o corpo igual ao da Juliana Paes ou de qualquer mulher vista como bela pela mídia? Se alguém pensa assim, você, que dá valor ao caráter e a personalidade muito mais que a beleza, vai se relacionar com essa pessoa? Alguém que dá mais valor ao peso e ao que é considerado bonito nos padrões de beleza clichê não seria superficial demais para nos preocuparmos? Se não desejamos uma pessoa que não seja superficial então não devemos dar valor a pessoas assim.

Eu continuo sem entender o desespero que muitas mulheres têm para ter um peso, um corpo e um tamanho de roupa ideal de acordo com a mídia. Enquanto existir essa necessidade milhares de mulheres se sentirão mal ao entrar em uma loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Você pode copiar e redistribuir os textos na rede. Mas peço que o meu nome e o link do post original sejam informados claramente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...